sábado, 20 de novembro de 2010

Garibaldi - Corupá

Rio Jaraguá - Garibaldi
O ano de 1891 marcou o início da saga dos imigrantes húngaros em Jaraguá do Sul, quando as primeiras famílias chegam aos bairros de Alto Jaraguá e Garibaldi, provindas dos distritos de Veszprém (200 famílias) e Székesfehérvár (30 famílias). Fixaram residência a partir o lote 84 (hoje bairro de Jaraguá) até o local onde construíram a Igreja de Santo Estevão em 1922. A imagem de Santo Estevão, padroeiro da Hungria, que está no altar da igreja foi trazida daquele país.


Os primeiros colonizadores, vindos da Hungria, chegaram a localidade, vindos por Blumenau, Timbó, Rio dos Cedros e Rio Ada, donde cruzaram a serra e se instalaram nos lotes demarcados. Naquela época, apesar de Garibaldi pertencer à colônia de Jaraguá do Sul, não tinha ligação com esta, sendo que colonizadores obrigavam-se a cruzar a serra para comprar os víveres essencias a sua subsisitência em Rio Ada.

Igreja de Santo Estevão - Garibaldi - Jaraguá do Sul SC

Garibaldi foi o ponto de partida para este passeio que realizamos no dia 20.11.2010. Logo que passamos pela Igreja de Santo Estevão rumamos em direção a Tifa Alice. Surgiu nosso primeiro problema: - um de nossos companheiros ficou sem o freito trazeiro. Analisamos a situação e constatamos que o parafuso que segura o manete de freio havia caído. Como não possuíamos um parafuso de reserva, tivemos que encontrar uma solução, digamos caseira: - um pedaço de galho de uma goiabeira.

Parafuso substituído por um pedaço de galho de goiabeira.

Resolvido o problema, encaramos a primeira subia do dia, atingindo 325 metros de altitude. Após uma descida bastante íngreme chegamos na localidade denominada Ribeirão Cavalo.

Ribeirão Cavalo - Jaraguá do Sul SC

Um trecho de estradas planas até cruzarmos a BR 280. Já doutro lado chegamos ao bairro de Nereu Ramos.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição - Nereu Ramos - Jaraguá do Sul SC

O bairro de Nereu Ramos foi colonizado por italianos, característica marcante em sua arquitetura, como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e nas casas coloniais ainda preservadas.


Nereu Ramos - Jaraguá do Sul SC
Pouco mais a frente, cruzamos o Rio Itapocú, onde algumas capivaras pastavam a sua margem e banhavam-se em suas águas.

Rio Itapocú - Nereu Ramos - Jaraguá do Sul SC

Seguimos agora um trecho de estradas asfaltadas para, logo adiante, retornamos a estrada de terra (que está sendo asfaltada).

Nereu Ramos - Jaraguá do Sul SC

Mais alguns quilômetros e chegamos a cidade de Corupá-SC, município que se destaca pela cultura e produção da banana.


Até o centro de Corupá, haviamos pedalado 26 km. Uma parada para um lanche reforçado numa panificadora já se tornou um tradicional ponto de parada em nossos passeios pela região.

Panificadora e Confeitaria Thieme - Corupá SC

Reabastecidos, deixamos Corupá para completar os 21 km restantes de nosso passeio. Embora a distância fosse pequena, teríamos que enfrentar terreno bastante acidentado, com muitas subidas. Seguimos um pequeno trecho pela Rodovia BR 280 até entrarmos na Estrada da Pedra de Amolar.

Estrada Pedra de Amolar Baixo - Corupá SC

Após passarmos pelo Recanto Prainha da Oma, deixamos a estrada para seguirmos em direção à Pedra de Amolar Alto. Para nossa surpresa, logo no início a mais pesada subida de nosso passeio.

Ao fundo - Estrada Pedra de Amolar Baixo
Iniciamos uma pequena descida seguindo a estrada que serpenteava junto a enconsta da serra, ladeava pela vegetação nativa e chegamos a um pequeno vale onde está situada uma fazenda. Um belo lugar, com pastagens, riachos e apenas uma pequena casa de madeira em meio a toda aquela beleza.

Estrada Pedra de Amolar Alto - Corupá SC
Novamente começamos a subir. A estrada estreita se fechou pela cobertura das árvores e pedalávamos costeando a serra, tendo ao lado outro grande morro nos acompanhando e, ao fundo, o barulho das águas. Um vale muito bem preservado, totalmente coberto pela vegetação nativa, característica da serra do Mar.

Estrada Pedra de Amolar Alto - Corupá SC

Fomos curtindo toda aquela beleza e, pouco a frente, fomos tomados de surpresa com o magnifico espetaculo de uma cachoeira, bem ao lado da estrada. Ficamos maravilhados com o encanto do lugar e paramos para apreciar aquele presente que Deus e a natureza nos ofertavam. Nosso passeio valeu a pena. Nosso dia estava ganho.

Cachoeira - Estrada Pedra de Amolar Alto - Corupá SC

Apesar da beleza local, tinhamos que prosseguir viagem e, pouco à frente, cruzamos com o rio que forma esta espetucular cachoreira. Nova parada para aproveitarmos as águas cristalinas para um banho refrescante.

Riacho - Estrada Pedra de Amolar Alto - Corupá SC
Reanimados, seguimos em frente, pois tinhamos que enfrentar a maior subida do percurso, onde atingiriamos o ponto mais alto do dia, com 386 metros de altitude.

Estrada Pedra de Amolar Alto - Corupá SC
Tinhamos mais uma subida pela frente, a última, onde chegaríamos ao ponto mais alto de nosso roteiro, com 386 metros. A partir dali teríamos 6 km de descida até chegarmos novamente à Garibaldi.


Estrada Pedra de Amolar Alto - Jaraguá do Sul SC
Na descida, outro problema. Devido ao impacto com uma pedra na primeira etapa do passeio e o atrito do freio durante a descida bastante íngreme, o aro traseiro de uma das bikes 'estourou'. Por sorte, nenhum acidente.


Rodado traseiro - a parede lateral do aro 'abriu'.
Outro fator de sorte de nosso parceiro foi o fato de estarmos quase em nosso ponto de chegada, faltando menos de 1 km. Mesmo assim, providenciamos o devido resgate.


Garibaldi - Jaraguá do Sul SC
Características do percurso:
Distância 47 km.
Dificuldade: média (estradas boas, subidas íngremes e longas)
Altitudes (min/med/max): 42, 137, 386 metros
Ganho de elevação: 1.224 metros
Inclinação máxima: 31,4%, -27,5%
Inclinação média: 4,5%, -4,7%


Não há pontos de abastecimento durante o percurso (àgua/lanches), apenas em Garibaldi e Corupá.


Participantes:
- Alexandre, Baita, Charles, Dietmar, Gerson, Jony, Luiz Amaral, Mari, Paulo Rost, Wilson.


Veja todas as fotos no link abaixo:
https://photos.google.com/album/AF1QipMmFRmycVjMMelm31YLiS0JFs6ZJ4_usI48-_ee


Perfil Altimétrico




Visualizar Garibaldi - Corupá em um mapa maior

7 comentários:

  1. Gerson, parabéns pela inciativa. Agora passamos a ter um registro das nossas pedaladas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Gerson. Lindas fotos e vc descreve muito bem! Abs... Ale Turnes

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Gerson; assim cada vez mais somos motivados a pedalar também. Abraços!
    Jairo e Rosi Cruz

    ResponderExcluir
  4. Jony, Ale, Jairo e Rosi, obrigado pela participação. Além de registrar nossas pedaladas, temos a pretensão de estimular outros ciclistas e, principalmente, àqueles que ainda não o são, a se aventurarem e curtirem as belezas naturais de nossa região. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Gerson,

    Parabéns!

    O seu blog está ficando cada vez melhor. Os recursos que você está adicionando estão ficando muito bons.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Jony, nossa preocupação é deixar o blog cada vez mais interessante para o leitor. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Este foi, sem dúvida, um dos mais belos passeios que já fizemos. A região é muito bonita e ainda tem muitos trechos bem preservados, principalmente a parte de Pedra de Amolar Alto. Infelizmente, toda essa região foi duramente castigada com as chuvas de janeiro. As partes mais altas tiveram muitos deslizamentos e as enchentes devastaram a parte baixa. Enquanto a natureza nos encanta com suas belezas, também nos assusta e nos entristece quando vemos a sua força devastadora.

    ResponderExcluir